Por volta dos meus 20 anos ouvi o seguinte ensinamento: “olhe pro passado, viva o presente e sonhe com o futuro”. Achei o dizer de uma elegância espiritual sem tamanho. Um pensamento simples, mas intenso, fazendo jus ao que perpetuou no tempo Leonardo Da Vinci através da sua lição: “a simplicidade é o último grau de sofisticação”.
Quando me recordo do ensinamento, sinto uma sensação de aconchego, como se algo me consolasse e motivasse. É muito importante termos a história nos orientando e relembrando nossas origens, pois os homens e mulheres que não conhecem seu passado, por consequência não entendem o seu presente e se tornam incapazes de projetar um futuro seguro, confortável e glamoroso.
Então que tipo de chão é esse que o passado proporciona pra nos sustentar? O passado é o que chamo de DNA ou Bagagem Espiritual. É o fator determinante das nossas principais características atuais, missões e virtudes. É lá que nos credenciamos e nos armamos pras batalhas da vida. Portanto, olhar pro passado é restaurar o entendimento do Eu Superior, fortalecer raízes e consagrar laços.
Viver o presente é fazer bom uso dos atributos do DNA Espiritual, ou seja, exercer nossos dons aqui e agora e impulsionados por grandes ideais. É o estreitamento dos laços de pessoas afins, confiando na poesia do destino e buscando a melhor versão de tudo.
Sonhar com o futuro é sair da mira do acaso, isto é, mostrar ao Universo desejos, projetos e necessidades. É salientar aquilo que é imprescindível estar em vigor amanhã, continuando conosco a cada passo dado e durante todo caminho percorrido. Sonhar com o futuro é planejar a evolução consagrada pelo Plano Divino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário