Hoje, 8 de abril, é Dia Internacional dos Ciganos, ou seja, uma data dedicada a celebrar e honrar não somente uma etnia milenar, mas também um conjunto de tradições intimamente conectados aos mistérios infindáveis do Universo.
Sou metade italiano e metade cigano (espanhol/marroquino). E, no que diz respeito a parte cigana da família, meu bisavô paterno veio de Granada, Espanha, no começo do século 20 e se estabeleceu na zona leste paulistana, onde participou ativamente da fundação da Vila Formosa, abrindo ruas e avenidas, construindo olarias, etc.
Conforme relatos da minha avó, meu bisavô era filho de ciganos cuja linhagem se originou do Marrocos. Quem já observou o mapa da África + Europa, e conhece um pouco de história, sabe que a conexão entre Espanha e Marrocos é geograficamente próxima.
Apesar do folclore secular cristão favorecer os preconceitos contra o povo cigano, vale lembrar que gente ruim, de má índole, existe em quaisquer nações e contextos. Estereótipos são criados pra todos... Sejam eles ciganos, italianos, espanhóis, franceses, portugueses, japoneses, chineses, brasileiros...
Os ciganos surgiram de parte do Oriente Médio e da Ásia. Eram comunidades autônomas, sendo eles excelentes artesões e comerciantes. Com o passar do tempo se espalharam pelo leste da Europa e norte da África. Com o advento das grandes navegações, começaram a emigrar pras Américas.
O avanço do cristianismo e do islamismo contribuiu pra que várias famílias ciganas fossem expulsas de suas terras e tivessem suas riquezas saqueadas ao longo dos séculos. Dessa forma, durante a Idade Média e até a Contemporânea, muitos se tornaram andarilhos.
Contudo, ser cigano vai além de DNA. Ser cigano é contemplar e promover a liberdade. É cultuar o belo e inspirador. É honrar os ancestrais, proteger a família e construir legado. Portanto, hoje é dia de reforçar ao mundo a independência espiritual do meu povo e mostrar que nossa cultura é parte da vitalidade que nutre o planeta.
Um salve caloroso aos meus, aos seus e aos nossos! Alleh! ✨
•
Texto e foto por Dan DellaMorta
Clique aqui e me siga nas minhas redes sociais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário